Treinamentos da Seleção Paranaense de Base

INCENTIVO – PROESPORTE / GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – LEI ESTADUAL DE INCENTIVO AO ESPORTE

Seleção de Basquete masculino e feminino Sub 17 representam muito bem o Paraná na Copa Brasil

As seleções paranaenses de Basquete masculina e feminina não conseguiram reverter as vantagens da Seleção Paulista e acabaram ficando com a medalha de Prata nos dois naipes na disputa da Copa Brasil de seleções – Taça Cidade de Goiânia, que foi disputada entre os dias 6 a 12 de dezembro em Goiás.

 

Na final feminina a seleção paranaense conseguiu manter o ritmo e não deixar o adversário aumentar a diferença durante todo o jogo, mas não foi suficiente para evitar a derrota. Final 66 a 51 para a seleção paulista e medalha de prata para a seleção paranaense.

Na final masculina o início foi todo paulista, mas aos poucos os meninos do Paraná conseguiram equilibrar o jogo chegando a uma diferença de 7 pontos, no entanto não foi suficiente para conseguirem vencer a partida terminando em 83 a 71 para São Paulo.

O atleta Henry Machado do Paraná (APVE Londrina basketball) conseguiu o troféu de melhor arremessador de 3 pontos da Copa Brasil. Nas palavras do presidente da Federação Paranaense de Basketball Marival Jr “os atletas demonstraram muita vontade e garra de vencer as partidas e faltou pouco para que pudessem saírem vitoriosos. Foi uma competição de retomada das seleções categoria sub 17, agradecemos o presidente da Federação Goiana de Basquete, Sr. Ely, e estamos muito orgulhosos do que foi apresentado ao Brasil pelas nossas seleções”.

CLASSIFICAÇÃO FINAL FEMININO
1° LUGAR – FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL
2° LUGAR – FEDERAÇÃO PARANAENSE DE BASKETBALL
3° LUGAR – FEDERAÇÃO CAPIXABA DE BASKETBALL
4° LUGAR – FEDERAÇÃO DE BASKETBALL DO DITRITO FEDERAL
5° LUGAR – FEDERAÇÃO GOIANA DE BASKETBALL
6° LUGAR – FEDERAÇÃO TOCANTINENSE DE BASKETBALL
CLASSIFICAÇÃO FINAL MASCULINO
1° LUGAR – FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL
2° LUGAR – FEDERAÇÃO PARANAENSE DE BASKETBALL
3° LUGAR – FEDERAÇÃO DE BASKETBALL DO DITRITO FEDERAL
4° LUGAR – FEDERAÇÃO CAPIXABA DE BASKETBALL
5° LUGAR – FEDERAÇÃO GOIANA DE BASKETBALL
6° LUGAR – FEDERAÇÃO TOCANTINENSE DE BASKETBALL

Copa Brasil de Seleções de Basquete – Taça Cidade de Goiânia

Nesta sexta-feira, 10,  definiram-se as seleções que disputarão as finais da Copa Brasil de Seleções – Taça Cidade de Goiânia, categoria Sub 17, no Domingo pela manhã. As seleções Paranaenses e Paulista serão as finalistas, mas antes se encontrarão no fechamento do turno neste sábado, o que acabará sendo um jogo para cumprir tabela.

Na sexta-feira, a seleção feminina do PR foi superior em todos os quartos totalizando o placar de 64 a 29 contra as donas da casa, as Goianas, enquanto que a equipe masculina venceu a seleção de Goiás pelo placar geral de 81 x 41.

A competição ainda conta com as seleções do Tocantins, Espírito Santo, Distrito Federal, além de Goiás, São Paulo e Paraná e está sendo realizado pela Federação Goiana de Basketball com a chancela da CBB.

Copa Brasil de Seleções de Basquete – Taça Cidade de Goiânia

Desde terça feira, 07, as seleções do PR no masculino e no feminino estão na disputa da Copa Brasil de Seleções – Taça Cidade de Goiânia categoria Sub 17 e venceram todas as 6 partidas nos dois naipes. Na terça feira, a seleção feminina foi superior em todos os quartos totalizando o placar de 84 a 14 para as paranaenses contra a equipe do Distrito Federal enquanto que a equipe masculina venceu pelo placar geral de 92 x 49. Na quarta feira as equipes do PR venceram seus compromisso contra as seleções do Tocantins no feminino pelo placar 105 a 25 e no masculino por 98 a 27. Já na quinta feira as vitórias foram contra as equipes do Espírito Santo, 68 a 47 no feminino e 71 a 47 no masculino. Nesta sexta feira os jogos serão contra as equipes da casa, estado de Goiás e no sábado contra as seleções Paulistas, sendo que domingo estão programadas as finais.

 

Viagem para Goiânia

As seleções masculina e feminina da categoria sub-17 da FPRB embarcaram nesta tarde em Curitiba rumo a Goiânia para a disputa da Copa Brasil de seleções, Taça Cidade de Goiânia, que acontecerá entre os dias 5 a 12 de dezembro no Ginásio Rio Vermelho contra as seleções de Goiás, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo e Distrito Federal.


Na bagagem os meninos e meninas esperam levar muita vontade, garra e determinação, além de muito basquete, e de sentirem privilegiados em representar as cores da nossa bandeira.

Serão 5 jogos em sequência com a intenção de fazerem as finais no domingo.

Desejamos sucesso para as equipes e Comissão Técnica!

Etapas finais sub 13 e 15 masculino – Foz do Iguaçu

Etapas finais sub 13 e 15 masculino – Foz do Iguaçu

Aconteceu em Foz do Iguaçu as etapas finais dos treinamentos das seleções sub 13 e 15, foram dias de muito aprendizado para essas duas categorias. Os técnicos Alexandre e João do sub 13 e Murilo e Douglas do sub 15, realizaram os treinamentos para a preparação para a Taça Cidade de Foz, onde tiveram presentes as equipes de Mato Grosso do Sul, Paraguai e seleção Sub 16 de Foz do Iguaçu. “Apesar de um ano complicado devido às restrições da pandemia, percebo como esses atletas evoluíram técnico e taticamente, finalizo essas etapas de treinos muito contente com o resultado obtido. “ disse Alexandre, técnico do sub 13.

Os treinos e jogos acontecerão no Ginásio Flamenguinho, coma  organização da ABASFI, Associação de basquete de Foz do Iguaçu. Neste período também aconteceu a Capacitação dos técnicos e interessados. O curso teve duração de 8hs e foi teórico e principalmente prático. Foi ministrado pelos técnicos Douglas Stapf ( sub 15) e Alexandre Pessoa (sub 13).

Foi um final de semana de muito aprendizado e troca de conhecimentos.

Etapa final Sub-17 feminino – Etapa Curitiba/ Sociedade Thalia

A Sociedade Thalia recebeu a Etapa final de treinamentos da seleção sub 17, entre os dias 03 e 05 de dezembro, foi uma etapa de preparação e ajustes finais para o grande objetivo a participação da Copa do Brasil de seleções que acontecerá na cidade de Goiânia. “As atletas evoluíram muito desde a primeira etapa que aconteceu em Ubiratã no final de julho, estamos com uma equipe forte e pronta para jogar de igual com as demais equipes da Copa do Brasil.” Comentou o técnico Marival, que está a frente desta equipe.

Seleção Paranaense Sub-17 feminino de basquete realiza treinamento em Paranaguá

Arena Albertina Salmon será palco dos treinamentos até o próximo domingo.

De sexta-feira até o próximo domingo, 05, a seleção paranaense de basquete categoria sub-17 estará realizando seu último período de treinamento antes do Campeonato Brasileiro entre seleções de basquete que acontecerá em Brasília.

A equipe que vem se preparando intensamente, já passou por diversos municípios do estado realizando as etapas de treinamento e isso acontece pois é necessário distribuir os locais de treino por todo o perímetro paranaense, tendo em vista que a seleção conta com atletas de todo o estado, como destaca o assistente técnico da equipe, Daniel Lazier. “Nossa seleção conta com atletas de Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Curitiba e várias outras cidades e é justamente por isso que essa distribuição de treinamento se faz necessária”, destacou Daniel.


Antes de chegar à Cidade Mãe do Paraná, a equipe esteve em Francisco Beltrão onde reforçaram as técnicas e ajustaram os detalhes. Agora a seleção que está com 15 atletas fará os ajustes finais para que a equipe esteja pronta e em perfeita sinergia para o próximo compromisso, que contará com apenas 12 atletas na competição.

Com estrutura completa e em perfeitas condições para receber este tipo de evento, a Arena Albertina Salmon surpreendeu a todos. “O ginásio é espetacular! A estrutura é muito boa e além disso toda atenção do pessoal da Associação Amigos do Basquete (AABP) antes mesmo de chegarmos foi ótima. Estamos muito satisfeitos”, disse o assistente técnico da seleção.

O técnico da equipe, Marcelo Goes, acredita na possibilidade de encaixar a seleção entre os quatro melhores da competição. “Nós entendemos que é uma geração interessante e que é possível estar entre os quatro, mas até domingo temos muitos ajustes para ‘clarear’ todas as questões técnicas e táticas para a competição”, ressaltou Marcelo.

Para o secretário de Esportes, Helton Ambrosio, a realização deste tipo de evento além de ampliar o reconhecimento da cidade no cenário esportivo também garante a movimentação do comércio local. “A delegação estará na cidade até domingo e durante todo o fim de semana teremos atletas e comissão técnica consumindo nos estabelecimentos da nossa cidade, ou seja, é o esporte ajudando na movimentação do nosso comércio. Além disso, todos ficaram maravilhados com a nossa estrutura, o que é um ponto extremamente positivo para elevar o nome do município no cenário esportivo, fato que só foi possível por conta do forte investimento no esporte que vem sendo feito em nossa cidade. Aproveito a oportunidade para agradecer ao prefeito Marcelo Roque por todo apoio”, finalizou o secretário.

Etapas finais de treinamento da Seleção sub-13 masculino – Curitiba

Aconteceu entre 2 e 4 de dezembro a 2ª etapa de treinamentos da seleção sub 13 masculino, a sede foi o Circulo militar do Paraná.  Foram dias intensos de treinos para a busca de vaga para a etapa final de treinos que acontecerá em Foz do Iguaçu. “Os meninos estão focados nos treinos e buscam estarem cada vez melhores.” Disse o técnico Alexandre.

Parabéns a todos os envolvidos e que venham os próximos desafios.

Etapas finais de treinamento das Seleções Sub-13 e 15 Feminino e Campeonato Sul Brasileiro

No período de 24 a 28 de novembro aconteceu em Foz do Iguaçu às etapas finais de treinamento das seleções Sub 13 e 15 feminino, seguido do Campeonato Sul Brasileiro destas categorias.

As seleções de Foz do Iguaçu, Caaguazu/Paraguai, Mato Grosso do Sul e Seleção Paranaense, se enfrentaram na categoria Sub 13, ficando o Paraguai com o título, Seleção Paranaense com o vice e Foz do Iguaçu com o terceiro lugar, o quinteto foi formado pelas atletas: Júlia Alberto/MS, Laryssa e Karin/ Caaguazu e Layza e Clara/Paraná.

Na categoria Sub 15, Caaguazu, Foz Basquete e Seleção Paranaense ficaram com os primeiros lugares respectivamente. O quinteto foi formado pelas atletas: Manuela/MS; Constanza, Cecilia e Nicolle/Caaguazu e Luciana/Paraná.

Foram dias de muito aprendizado para comissão técnica, atletas e pais que acompanharam de perto a evolução das atletas, o presidente da Federação Marival Mazzio Júnior ressalta que independente do resultado, quem ganhou foi o basquete feminino do Paraná que ainda vai render bons frutos com a semente que está sendo plantada.

Segue alguns depoimentos dos pais sobre o evento:

“Não tenho palavras para agradecer por tudo que foi feito na vida da nossa filha, foi uma aprendizado que levará para vida e o estímulo de novos sonhos”. Nalva Tabata/mãe atleta Sub 13.

“Agradecimento a toda a equipe que mostraram às meninas que com foco e determinação elas são capazes de vencer desafios e tudo isso através de muito trabalho que vocês professores dedicaram ao time”. Ale Kiers/ mãe atleta Sub 13.

“É uma geração guerreira, com muita força física e mental, e espero de coração de mãe e atleta, que todas continuem sua jornada de treinamentos, aprendizado e amadurecimento dentro e fora das quadras”. Elizabeth Gonzatto/ mãe de atleta sub 15.

“Somos um grupo, infelizmente muito pequeno, que temos a chance de criar nossas filhas dentro do esporte. Isso é um grande privilégio, pois sabemos a diferença na vida delas! Obrigada a todos que de maneira tão especial contribuem dia após dia para essa formação. Fernanda Mileo/ Mãe de atleta sub 15.

 

Seleção Paranaense Sub-13 Feminino – Castro

A cidade de Castro recebeu entre os dias 22 a 24 de outubro a segunda etapa da categoria sub-13 feminino de treinamento da seleção de base da seleção paranaense. As atletas tiveram nesses três dias treinamentos com o técnico Lorran Bono, sendo auxiliado pelo técnico Pandorf, Renata dos Santos e Stela Caldas. Fizeram parte dos treinamentos 24 atletas das cidades de Foz do Iguaçu, Terra Rica, Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa e Castro.

“Foram dias de muito aprendizado para as atletas, e já houve evolução em comparação a 1ª etapa de treinamento. Essa geração vai gerar muitos frutos para o futuro do basquete do Paraná.” Comentou Lorran Bono.

Agradecimento especial a Prefeitura Municipal de Castro que deu todo o apoio à FPRB para que essa etapa fosse realizada.

Seleção Paranaense Sub-15 Feminino – Terra Rica

Nessa tarde de sábado (02), as meninas da Seleção Paranaense de desenvolvimento de basquete feminino categoria sub-15, estiveram reunidas na cidade de Terra Rica, e tiveram a grata surpresa de ter uma conversa com a atleta Arhuza Michelski, atualmente jogando em Sorocaba, mas formada em Curitiba e presentes na seleção Paranaense de várias categorias, da Norminha ex-atleta da seleção brasileira e da Claudia Guedes, responsável pelo projeto “Mulheres a Cesta”. Esta iniciativa partiu do técnico da Seleção PR Arody Correia Neto e foi uma conversa muito saudável e prazerosa pois elas conseguiram conversar com personagens relacionadas a basquete que impulsionaram e impulsionam o basquete feminino no Brasil!

 

Seleção Paranaense Sub-13 e Sub-15 – Paranaguá

As seleções de basquete masculino sub-13 e sub-15 da Federação Paranaense de basquetebol estarão em treinamento na cidade de Paranaguá nesta sexta, sábado e domingo. Os garotos foram convocados pelos técnicos Murilo e Douglas do sub-15 e Alexandre e João Lazier no sub-13.

Os atletas vieram de várias cidades do Paraná Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ponta Grossa Pato Branco, Curitiba, Marechal Cândido Rondon e Londrina com os treinamentos estão sendo desenvolvidos em dois períodos para o desenvolvimento das suas qualidades técnicas e táticas.

O objetivo da seleção desenvolvimento é justamente trabalhar esses garotos de uma maneira que eles possam se desenvolver com uma qualidade que o projeto está buscando.

Agradecemos a cidade de Paranaguá a fundação de esportes e Associação de basquetebol de Paranaguá através do Adelino e da Carla sediarem essa etapa do treinamento.

Devido a pandemia os treinamentos estão sendo realizados sem a presença do público e com todos os devidos cuidados para que todos possam melhorar a qualidade técnica e tática no grupo.

O coordenador técnico de seleções masculina Fábio Pelanda esteve neste sábado na cidade de Paranaguá declarou está sendo muito importante nessa retomada das atividades da Federação Paranaense tanto com os clubes associações e instituições em competição quanto com a seleção. “Ainda estamos em estudos para a realização do Sul brasileiro de seleções mas já é o primeiro passo”.

Seleção Paranaense Sub-13 – Feminina – Terra Rica

De 27 a 29 de agosto o município de Terra Rica recebeu a Etapa de treinamento da categoria Sub 13 Feminina das seleções de base da FPRB.

A Associação de Basquete de Terra Rica – ABAT recepcionou as atletas que foram convocadas para essa etapa. “ Terra Rica sempre de portas abertas para receber treinamentos e eventos da FPRB” lembrou o técnico Lorran Bono.


Foram convocadas 26 atletas com idade até 13 anos de vários municípios do Paraná. “ Foi muito especial a convocação pois dei o meu melhor e fiquei muito feliz com minha conquista e com a conquista das demais”, comentou a atleta Laisa da ABASFI de Foz do Iguaçu.

Com certeza foram dias de muito aprendizado para essas jovens, que participaram desse final de semana de treinamentos da seleção e troca de experiência esportiva.
Parabéns a todos os envolvidos!

 

Seleção Paranaense Sub-17 – Masculina – Francisco Beltrão

A cidade de Francisco Beltrão recebeu neste fim de semana os garotos da seleção de basquete na seleção Paranaense sub-17 que, juntamente com a comissão técnica, estarão realizando os trabalhos destinados a disputa do Sul Sudeste de seleções.

A seleção é comandada pelo técnico da Associação Crescendo com o Basquete, de Marechal Cândido Rondon, Marcelo Góes, auxiliado pelo Daniel Lazier da Associação Pé Vermelho de Esportes de Londrina e conta com vários garotos de várias cidades do Paraná.


O treinamento visa a disputa do sul-brasileiro de seleções ou do sul-sudeste, campeonato realizado pelas federações que acontecerá no final do ano em dezembro em cidade/estado a ser definido no mês passado os treinamentos foram realizados na cidade de Ubiratã no naipe feminino e dessa vez em Francisco Beltrão no masculino. A Federação Paranaense de Basketball tem a visão de aumentar a quantidade de cidades que se realiza o basquete, desta maneira, saindo um pouco dos grandes centros.

Os treinamentos foram realizados em dois períodos por dia com 26 garotos que serão escolhidos 12 para participar da segunda etapa de treinamento visando os jogos.

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão professora Maria de Lurdes Bertani, visitou o treinamento da seleção paranaense de basquete Sub 17, estreitando cada vez mais os laços com a federação, sua ajuda foi fundamental para acolhermos tão bem nossa seleção. Assim como também agradecemos ao Secretário de Esportes de Francisco Beltrão Sr Fernando Misturini e ao técnico Luiz Carlos pelo acolhimento dos treinamento da seleção.

 

Seleção Paranaense Sub-17 – Feminina – Ubiratã

As meninas da categoria sub-17 estiveram reunidas neste fim de semana na cidade de Ubiratã para realização dos treinamentos visando a disputa da Regional sul sudeste (ainda em discussão) ou do sul brasileiro. As atletas das cidades de Curitiba(Sociedade Thalia), Castro(Caramuru/Castro), Londrina(APVE Londrina Basketball), Foz do Iguaçu (ABASFI), São José dos Pinhais, Terra Rica(ABAT) e Ubiratã (ABU) tiveram 7 sessões de treino em três dias, se dedicando da melhor maneira possível e dentro das possibilidades pós pandemia para o melhor desempenho dentro dos treinamentos.

O técnico Marival Júnior foi auxiliado pelos técnicos Maria Stela, Lohan e Robinho e pelo estagiário João Radigonda, além do coordenador da cidade sede Júnior Galhardo. 28 meninas foram convocadas através de conversa e indicação com os técnicos da categoria e destas apenas 15 ficarão para a próxima etapa, que ainda não tem data nem local para ser realizada, apenas aguardando a definição da data da Regional.

“Foi muito gratificante estar em Ubiratã dando treino para essas meninas dedicadas, responsáveis e que deram tudo de si mesmo com um ano e meio paradas. Tivemos algumas situações de desistência da modalidade devido a pandemia em virtude de várias situações, mas nem por isso elas deixaram de dar de tudo nos treinamentos” disse o técnico responsável pela seleção.
Agradecimentos ao secretário de esportes de Ubiratã Sullivan e ao Júnior Galhardo (Técnico da ABU – Associação Basquete Ubiratã) pela hospedagem, local de treinamento e alimentação, além de todo o conforto possível e necessário para as meninas.

Algumas dessas meninas e dos técnicos foram contemplados pela bolsa do programa geração olímpica do Estado do Paraná e representam o que tem de melhor no basquete feminino no estado, inclusive com uma integrante convocada para seleção brasileira que irá disputar a Copa América categoria sub 16, Fernanda da Cunha da ABASFI de Foz do Iguaçu.

 

INCENTIVO – PROESPORTE / GOVERNO
DO ESTADO DO PARANÁ – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
E DO ESPORTE – LEI ESTADUAL DE INCENTIVO AO ESPORTE.