Treinamentos da Seleção Paranaense de Base

Seleção Paranaense Sub-15 Feminino – Terra Rica

Nessa tarde de sábado (02), as meninas da Seleção Paranaense de desenvolvimento de basquete feminino categoria sub-15, estiveram reunidas na cidade de Terra Rica, e tiveram a grata surpresa de ter uma conversa com a atleta Arhuza Michelski, atualmente jogando em Sorocaba, mas formada em Curitiba e presentes na seleção Paranaense de várias categorias, da Norminha ex-atleta da seleção brasileira e da Claudia Guedes, responsável pelo projeto “Mulheres a Cesta”. Esta iniciativa partiu do técnico da Seleção PR Arody Correia Neto e foi uma conversa muito saudável e prazerosa pois elas conseguiram conversar com personagens relacionadas a basquete que impulsionaram e impulsionam o basquete feminino no Brasil!

 

Seleção Paranaense Sub-13 e Sub-15 – Paranaguá

As seleções de basquete masculino sub-13 e sub-15 da Federação Paranaense de basquetebol estarão em treinamento na cidade de Paranaguá nesta sexta, sábado e domingo. Os garotos foram convocados pelos técnicos Murilo e Douglas do sub-15 e Alexandre e João Lazier no sub-13.

Os atletas vieram de várias cidades do Paraná Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ponta Grossa Pato Branco, Curitiba, Marechal Cândido Rondon e Londrina com os treinamentos estão sendo desenvolvidos em dois períodos para o desenvolvimento das suas qualidades técnicas e táticas.

O objetivo da seleção desenvolvimento é justamente trabalhar esses garotos de uma maneira que eles possam se desenvolver com uma qualidade que o projeto está buscando.

Agradecemos a cidade de Paranaguá a fundação de esportes e Associação de basquetebol de Paranaguá através do Adelino e da Carla sediarem essa etapa do treinamento.

Devido a pandemia os treinamentos estão sendo realizados sem a presença do público e com todos os devidos cuidados para que todos possam melhorar a qualidade técnica e tática no grupo.

O coordenador técnico de seleções masculina Fábio Pelanda esteve neste sábado na cidade de Paranaguá declarou está sendo muito importante nessa retomada das atividades da Federação Paranaense tanto com os clubes associações e instituições em competição quanto com a seleção. “Ainda estamos em estudos para a realização do Sul brasileiro de seleções mas já é o primeiro passo”.

Seleção Paranaense Sub-13 – Feminina – Terra Rica

De 27 a 29 de agosto o município de Terra Rica recebeu a Etapa de treinamento da categoria Sub 13 Feminina das seleções de base da FPRB.

A Associação de Basquete de Terra Rica – ABAT recepcionou as atletas que foram convocadas para essa etapa. “ Terra Rica sempre de portas abertas para receber treinamentos e eventos da FPRB” lembrou o técnico Lorran Bono.


Foram convocadas 26 atletas com idade até 13 anos de vários municípios do Paraná. “ Foi muito especial a convocação pois dei o meu melhor e fiquei muito feliz com minha conquista e com a conquista das demais”, comentou a atleta Laisa da ABASFI de Foz do Iguaçu.

Com certeza foram dias de muito aprendizado para essas jovens, que participaram desse final de semana de treinamentos da seleção e troca de experiência esportiva.
Parabéns a todos os envolvidos!

 

Seleção Paranaense Sub-17 – Masculina – Francisco Beltrão

A cidade de Francisco Beltrão recebeu neste fim de semana os garotos da seleção de basquete na seleção Paranaense sub-17 que, juntamente com a comissão técnica, estarão realizando os trabalhos destinados a disputa do Sul Sudeste de seleções.

A seleção é comandada pelo técnico da Associação Crescendo com o Basquete, de Marechal Cândido Rondon, Marcelo Góes, auxiliado pelo Daniel Lazier da Associação Pé Vermelho de Esportes de Londrina e conta com vários garotos de várias cidades do Paraná.


O treinamento visa a disputa do sul-brasileiro de seleções ou do sul-sudeste, campeonato realizado pelas federações que acontecerá no final do ano em dezembro em cidade/estado a ser definido no mês passado os treinamentos foram realizados na cidade de Ubiratã no naipe feminino e dessa vez em Francisco Beltrão no masculino. A Federação Paranaense de Basketball tem a visão de aumentar a quantidade de cidades que se realiza o basquete, desta maneira, saindo um pouco dos grandes centros.

Os treinamentos foram realizados em dois períodos por dia com 26 garotos que serão escolhidos 12 para participar da segunda etapa de treinamento visando os jogos.

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão professora Maria de Lurdes Bertani, visitou o treinamento da seleção paranaense de basquete Sub 17, estreitando cada vez mais os laços com a federação, sua ajuda foi fundamental para acolhermos tão bem nossa seleção. Assim como também agradecemos ao Secretário de Esportes de Francisco Beltrão Sr Fernando Misturini e ao técnico Luiz Carlos pelo acolhimento dos treinamento da seleção.

 

Seleção Paranaense Sub-17 – Feminina – Ubiratã

As meninas da categoria sub-17 estiveram reunidas neste fim de semana na cidade de Ubiratã para realização dos treinamentos visando a disputa da Regional sul sudeste (ainda em discussão) ou do sul brasileiro. As atletas das cidades de Curitiba(Sociedade Thalia), Castro(Caramuru/Castro), Londrina(APVE Londrina Basketball), Foz do Iguaçu (ABASFI), São José dos Pinhais, Terra Rica(ABAT) e Ubiratã (ABU) tiveram 7 sessões de treino em três dias, se dedicando da melhor maneira possível e dentro das possibilidades pós pandemia para o melhor desempenho dentro dos treinamentos.

O técnico Marival Júnior foi auxiliado pelos técnicos Maria Stela, Lohan e Robinho e pelo estagiário João Radigonda, além do coordenador da cidade sede Júnior Galhardo. 28 meninas foram convocadas através de conversa e indicação com os técnicos da categoria e destas apenas 15 ficarão para a próxima etapa, que ainda não tem data nem local para ser realizada, apenas aguardando a definição da data da Regional.

“Foi muito gratificante estar em Ubiratã dando treino para essas meninas dedicadas, responsáveis e que deram tudo de si mesmo com um ano e meio paradas. Tivemos algumas situações de desistência da modalidade devido a pandemia em virtude de várias situações, mas nem por isso elas deixaram de dar de tudo nos treinamentos” disse o técnico responsável pela seleção.
Agradecimentos ao secretário de esportes de Ubiratã Sullivan e ao Júnior Galhardo ( Técnico da ABU – Associação Basquete Ubiratã) pela hospedagem, local de treinamento e alimentação, além de todo o conforto possível e necessário para as meninas.

Algumas dessas meninas e dos técnicos foram contemplados pela bolsa do programa geração olímpica do Estado do Paraná e representam o que tem de melhor no basquete feminino no estado, inclusive com uma integrante convocada para seleção brasileira que irá disputar a Copa América categoria sub 16, Fernanda da Cunha da ABASFI de Foz do Iguaçu.

INCENTIVO – PROESPORTE / GOVERNO
DO ESTADO DO PARANÁ – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
E DO ESPORTE – LEI ESTADUAL DE INCENTIVO AO ESPORTE.