História

HISTÓRIA

 

Em Janeiro de 1951 com o objetivo de criar uma federação exclusiva e desenvolver o esporte no Estado foi fundada a Federação Paranaense de Basketball.

A Federação Paranaense de Basketball (FPRB) é o órgão responsável pela organização dos eventos, especialmente os Campeonatos Estaduais e a Taça Paraná Masculino e Feminino e pela representação dos atletas, técnicos e árbitros do basquete no Paraná. A FPRB é filiada à Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB). A atual diretoria é composta pelo Presidente Marival Antonio Mazzio Junior, pela 1ª Vice Presidente Fabíola Vila e pelo 2º Vice Presidente Vinicius Rocha.

Além das atividades de organização de competições, a federação atua ainda na massificação da modalidade através de capacitação dos profissionais envolvidos com a modalidade e no desenvolvimento das seleções paranaenses. Atualmente as seleções paranaenses de base estão entre as que mais se destacam no país, tanto no masculino, quanto no feminino.

Tendo em vista nos últimos anos a não realização dos Campeonatos Brasileiros de Seleções de Base, as federações do sul (paranaense, catarinense e gaúcha) se organizaram e já a 4 anos organizam o Campeonato Sul Brasileiro de Seleções de Base Sub13, Sub15 e Sub17. O Paraná tem sido destaque nas competições em todas as categorias e naipes.

A quantidade de jogos e competições vêm crescendo significativamente nos últimos anos, transformando o estado do Paraná em um dos maiores celeiros do basquete brasileiro. As competições de base promovidas servem como referência técnica a muitos estados e também a países do Mercosul que disputam nossos torneios como forma de preparação a suas equipes em suas competições regionais.

No ano de 2019 foram disputadas 864 partidas de basquetebol oficiais, e mais de 900 jogos extra oficiais chancelados pela FPRB ou com serviços prestados pelo quadro de árbitros. Este quadro é um dos melhores do país. Somos o segundo estado maior exportador de árbitros para o nível nacional, atuando nas Ligas Nacionais (NBB, LBF e LDB) e na CBB.

A Federação Paranaense de Basketball realiza anualmente o curso de reciclagem para todos os árbitros de seu quadro, visando aperfeiçoar e unificar a forma de trabalho em todas as regiões. Também são promovidos inúmeros cursos para novos oficiais que porventura tenha interesse em ingressar neste quadro.

Neste último ano foi criada a Diretora de Fomento que tem o objetivo de assessorar o planejamento de médio e longo prazo da entidade. Esta diretoria é composta por colaboradores da FPRB e elementos externos. São eles os Técnicos Cláudio Henrique Lisboa, Fábio Antônio Pellanda, Marcelo Pastre, o Presidente Marival Antonio Mazzio Jr, o Diretor Técnico Daniel Stelmachuk Lazier e a Vice Presidente Fabíola Vila.

Por fim, nosso staff é competentíssimo e está dividido em diretorias, como segue abaixo:

Diretora Financeira: Natália Sales

Diretor Técnico: Daniel Stelmachuk Lazier

Secretaria: Danielle Otto Lazier

Diretor Jurídico: Daniel Maffessoni Passinato Diniz

Diretor de Patrimônio: André Luiz Villela Costa

Diretor de Arbitragem: Diego Chiconato