Federação


Em Janeiro de 1951 com o objetivo de criar uma federação exclusiva e desenvolver o esporte no Estado foi fundada a Federação Paranaense de Basketball.

A Federação Paranaense de Basketball (FPRB) é o órgão responsável pela organização dos eventos e representação dos atletas do basquete no Paraná, especialmente os Campeonatos Estaduais e a Taça Paraná Masculino e Feminino. A FPRB é filiada à Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A atual diretoria é composta pelo Presidente Marival Mazzio Junior, pela 1ª Vice Presidente Fabíola Vila e pelo 2º Vice Presidente Vinicius Rocha.

Além das atividades de organização de competições, a federação atua ainda na massificação da modalidade através de projetos sociais e desenvolvimento das seleções paranaenses. Atualmente as seleções de base estão entre as principais do país, tanto no masculino, quanto no feminino.

Tendo em vista nos últimos anos a não realização dos Campeonatos Brasileiros de Seleções de Base, as federações do sul (paranaense, catarinense e gaucha) se organizaram e já a 4 anos organizam o Campeonato Sul Brasileiro de Seleções de Base Sub13, Sub15 e Sub17. O Paraná tem sido destaque nas competições em todas as categorias e naipes.

A quantidade de jogos e competições vêm crescendo significativamente nos últimos anos, transformando o estado do Paraná em um dos maiores celeiros do basquete brasileiro. As competições de base promovidas servem como referência técnica a muitos estados e também a países do Mercosul que disputam nossos torneios como forma de preparação a suas equipes em suas competições regionais.

No ano de 2019 foram disputadas 864 partidas de basquetebol oficiais, sem contar as competições extra oficiais que a FPRB chancela ou oferece seu quadro de árbitros. Nosso quadro de árbitros é um dos melhores do país. Somos o segundo estado maior exportador de árbitros para o nível nacional, atuando no NBB e na CBB.

A Federação Paranaense de Basketball realiza anualmente o curso de reciclagem para todos os árbitros de seu quadro, visando aperfeiçoar e unificar a forma de trabalho em todas as regiões. Também são promovidos inúmeros cursos para novos oficiais que porventura tenha interesse em ingressar neste quadro.

Por fim, nosso staff é competentíssimo e está dividido em diretorias, como segue abaixo:

Diretora Financeira: Natália Sales

Diretores Técnicos: Fabíola Vila e Daniel Lazier

Secretaria: Daniele Otto

Diretor Jurídico: Daniel Passinatto

Diretor de Arbitragem: Diego Chiconatto