Orientada por Médica Infectologista, Diretoria da FPRB discute criação de Protocolo de Prevenção contra o Covid-19

 

A Federação Paranaense de Basketball segue trabalhando muito pensando no retorno das competições. Após se reunir com as equipes adultas e das categorias de base,  hoje a diretoria da FPRB se teve um novo encontro,  para discutir a criação de um protocolo com orientações e medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19) , para que os jogos da modalidade possam retornar com segurança, quando isso for autorizado por autoridades públicas.

O encontro foi comandado pelo presidente da Federação Paaranaense de Basketball, Marival Mazzio Junior e pela Médica Especialista em Infectologia e Medicina do Trabalho e Mestre em Pediatria pela UFPR, Dra. Luzilma Terezinha Flenik Martins. Também fazem parte deste grupo de estudos Fabiola Vila dos Santos – Vice Presidente da FPRB, Daniel Lazier – Diretor Técnico da FPRB, Diego Chiconato – Diretor de Arbitragem da FPRB, Paulo Arns (APVE Londrina Basketball) – Representante dos Clubes, Vânia Barbosa (São José dos Pinhais/Guaxo) – Representante dos Atletas, Miloslav Alexander (Novo Basquete Ponta Grossa) e Adilson Novak Jr. (São José dos Pinhais/Guaxo) – Técnicos Convidados.

A Doutora  Luzilma Terezinha Flenik Martins esclareceu o objetivo da criação do protocolo:  “Nossa intenção é orientar os clubes e fornecer orientações que minimizem o risco de transmissão do Novo Coronavirus (SARS-Cov2) durante atividades físicas de treino individuais, coletivos e campeonatos de Basquete das categorias adulto e base do Estado do Paraná com base na literatura médica vigente, recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e recomendações governamentais e sanitárias do Ministério da Saúde.”

 

Como base para as pesquisas da FPRB, foram usadas as seguintes fontes:

1) www.fiba.basketball – protocolo traduzido no site CBB
2) https://www.cob.org/br – Comitê Olímpico Brasileiro
3) OMS – https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses – Organização Mundial de Saúde
5) https://covid.saude.gov.br – Governo Federal
6) Site do Secretaria Estadual de Saúde do Paraná