HISTÓRIA DO BASQUETE PARANÁ – FPRB E MEMORIAL DO BASQUETE DE PONTA GROSSA RESGATAM HISTÓRIA DE NELSON FRANCISCO FERREIRA

 

Queremos reverenciar um dos grandes craques paranaenses da bola laranja de todos os tempos. Vamos falar do Nelson Francisco Ferreira. Bom, só pelo nome completo fica difícil, mas se falarmos do Nelsinho de Londrina, a coisa muda totalmente de figura. Foi um dos maiores craques do Paraná e gostaríamos de compartilhar um pouco de sua história.

Então vamos lá!

Começou a sua carreira esportiva na A.R.E.L. Associação Recreativa Esportiva Londrinense sob o comando do professor Chicão de Curitiba jogando lá até 1976. Apelidado de Nelsinho 12, nascido em Bela Vista do Paraiso no dia 09 de abril de 1960.
O Nelsinho passou pelo Canadá Club de 1976 sob o comando do professor Gilson Vital de Moraes, conquistando vários títulos colegiais, juvenis, adultos. E com isso, em 1977, participou nos JABS (Jogos Abertos Brasileiros) pela seleção do paraná que tirou o terceiro lugar. Neste campeonato o Nelson recebeu a medalha de honra ao mérito (melhor jogador) e cestinha da competição com 29 pontos por jogo. Já em 1978 como a participação do clube Canadá na taça Brasil Juvenil conquistou o terceiro lugar com o incrível recorde de 40 pontos por jogo e como melhor jogador do torneio. Em 1978 ele foi convocado para a seleção brasileira de novos que iria disputar o sul americano, mundial e olimpíada daquele ano sob o comando do professor Ary Vidal.
De 1979 até 1982 passou por Arapongas, uma das principais equipes do Paraná na época sob o comando do professor Dirceu Marino onde conquistou vários títulos estaduais e vários títulos dos jogos abertos do paraná. De 1983 a 1988 voltou ao clube Canadá de Londrina atuando ao lado do professor Gilson.
De 1989 a 1990 jogou com o professor Saulo e nos anos de 1991 e 1992 jogou pela cidade de Cornélio Procópio. De 1993 a 1995 jogou pelo o clube Canadá e em 1996 foi seu último ano jogando com professor Medalha onde obteve o título de campeão da segunda divisão do campeonato brasileiro
De 1997 a 2001 após encerrar a carreira como jogador, foi supervisor técnico da equipe do Grande Londrina comandada pelo prof. Ênio Vecchi participando por cinco anos consecutivos do campeonato principal do Brasil.