HISTÓRIA DO BASQUETE DO PARANÁ – FPRB E MEMORIAL DO BASQUETE DE PONTA GROSSA RESGATAM HISTÓRIA DO PROFESSOR FERNANDO SANCHES

 

É com orgulho que iremos homenagear o professor Fernando Sanches. Ele foi um grande batalhador pelo esporte, em especial, o nosso basquete estadual. Infelizmente nos deixou em 2014 abrindo uma lacuna nas ações do basquete do estado. Entre muitos cargos, o professor Sanches foi técnico e presidente da Federação Paranaense de Basquete promovendo o esporte nos quatro cantos do estado. Realmente um exemplo admirável de dedicação. O Nosso muito obrigado pelos seus serviços.
Natural de Marília/SP. Nasceu em 28 de novembro de 1949, filho de Clementina e Geraldo Sanches Telles. Morou em Presidente Prudente/SP até seus 18 anos, quando velo estudar em Curitiba onde graduou-se pela Escola de Educação Física, Anos depois também concluiu o Curso de Administração de Empresas pela FESP e o MBA em Marketing Esportivo da FGV. Casado com Elane, é pai de Fernanda e Vanessa Karam de Chueiri Sanches. Fernando participou ativa e intensamente da vida acadêmica e esportiva de Curitiba, do Paraná e do Brasil.

Como Professor de Educação Física e Técnico de Basquetebol do Colégio Santa Maria, da Escola Israelita da Escola Estadual Santa Cândida, Escolas Municipais. Sociedade Thalia, Santa Mônica Clube de Campo, entre outros. Como Dirigente, foi Presidente da Federação Paranaense de Basquetebol, Diretor de Esporte da Paraná Esporte, Chefe de Delegação Feminina de Basquetebol nos Jogos Mundiais da Juventude em Moscou (1998), (foto), membro do CONFEF (Conselho Regional de Educação Física do Paraná), Coordenador de Esporte da Praça Afonso Botelho.
Fernando foi acima de tudo um educador nato para seus alunos e atletas, se entregou, durante toda sua vida aos seus ideais de formação integral de crianças e jovens se dedicava com a mesma intensidade e amor ao que fazia tanto nos cargos de direção.

Como podemos ver nos dizeres de um ex-aluno aprendiz e amigo “Fernando foi Professor e Treinador -UM MESTRE do convívio quase diário foram tantos ensinamentos e aulas inesquecíveis. Orientações treinos e campeonatos, títulos, prémios, viagens, convocações. Fernando era um craque na beira da quadra.” FERNANDAO ERA EMOCÃO E LEALDADE PURA.


Fernando nos deixou precocemente em 25 de abril de 2014, aos 64 anos, ainda em atividade profissional como Coordenador de Esporte na Praça Afonso Botelho. Queremos agradecer publicamente a família do Fernando pelos serviços prestados ao Basquetebol paranaense. Se tivéssemos mais “Fernandos” no Brasil nosso país estaria bem melhor! Saibam que ele era muito querido por todos!