HISTÓRIA DO BASQUETE DO PARANÁ – FPRB E MEMORIAL DO BASQUETE DE PONTA GROSSA RESGATAM HISTÓRIA DE JUCIMARA DANTAS, A MAMÁ!

 

Jucimara Evangelista Dantas ou Mamá nascida em 04 de fevereiro de 1978 e mais conhecida como, Mamá, foi uma das grandes atletas que o nosso estado já produziu.

Nasceu em Ilha Solteira em SP, mas começou em Foz do Iguaçu, atingindo o topo da carreira defendendo a nossa seleção brasileira principal em várias competições internacionais incluindo olimpíadas de Pequim de 2008.

Como jogadora profissional, Mamá jogou nos melhores times nacionais e da Europa especialmente Itália e França. É muito gratificante ver uma guerreira brasileira que lotou contra a falta de condições aqui no Brasil, vencer lá fora. É com muito prazer que iremos prestar uma singela homenagem a esta paranaense de coração.

CARREIRA NO BRASIL

Começou no Clube Verde/Princesa do Campos/Ponta Grossa (PR), Arcor/Santo André (SP), Polti Vaporetto da Janete, Santo Andre, Paraná Basquete (PR), Ponte Preta Campinas (SP), Ourinhos (SP), Americana (SP) Maranhão.

CARREIRA NO EXTERIOR

Ficou 6 anos na França jogando nos seguintes clubes: Cavigal Nice, Mondeville e Villeneuve D’asq. Também jogou duas temporadas na Euro liga, Eurocopa, Copa da França e Liga Francesa e mais dois anos na Itália: Coconuda Maddaloni e New Wash/Carpenedolo

PARTICIPAÇÕES NA SELEÇÃO BRASILEIRA

Jogos Olímpicos
11° lugar em Pequim (China-2008) 19 pts-5 jogos.
Torneio pré-olímpico Mundial
Espanha 2008- 47 pts-5 jogos.
Torneio pré-olímpico das Américas
3° lugares (Chile-2007) 53 pts-5 jogos
Copa América- pré-mundial Adulto
Campeã (Brasil – 2001) 11 pts-4 jogos
Campeão (Brasil 2009) 33 pts/ 5 jogos
Jogos Pan-Americanos
Medalha de bronze em Santo Domingo (Re. Dominicana-2003) 9pts-3 jogos
Medalha de prata no Rio de Janeiro (Brasil 2007) 14-5 jogos
Campeonato Sul-Americano Adulto
Campeã (Peru – 2001) 64 pts-7 jogos
Campeã (Equador – 2003) 43 pts-6 jogos
Campeã (Equador- 2008) 24 pts-jogos

COMO TREINADORA EM FOZ DO IGUAÇU

Em Foz, A Mamá vem desenvolvendo um super trabalho com a base, tanto no masculino quanto no feminino. Hoje Foz participa das principais categorias da Federação Paranaense e sempre com resultados expressivos. O nosso muito obrigado pelos serviços prestados ao basquete paranaense e brasileiro. Realmente uma inspiração para as novas gerações.