HISTÓRIA DO BASQUETE DO PARANÁ – FPRB E MEMORIAL DO BASQUETE DE PONTA GROSSA RESGATAM HISTÓRIA DA PROFESSORA MARLI COSTA

Nascida em Toledo, em 17 de dezembro de 1968. Formada e pós graduada em Educação Física pela Unioeste de Marechal Cândido Rondon. Foi atleta de basquetebol do professor Silvio Zanini, de 1985 a 1993 aproximadamente – Os jogos abertos do Paraná eram a única competição adulta, e Toledo não participava dos campeonatos oferecidos pela Federação paranaense. Os atletas do masculino brincam até hoje com ela, que ela jogava basquetebol em quadras que não tinham a linha de 3 pontos.

 

Ainda jogando, passou a fazer um trabalho especial nas categorias de base do basquetebol feminino em Toledo. Existiam os Pólos Esportivos, e em Toledo havia um núcleo destes. Na sequência, ainda nas categorias de base, coordenou em Toledo o Projeto Centro de Excelência de Basquetebol – Masculino, assumindo assim as categorias masculinas no município.

 

Quando ainda auxiliava no feminino, foi auxiliar técnica da seleção paranaense de basquetebol juvenil, por duas oportunidades. Em 1997, assumiu definitivamente todas as categorias de basquetebol masculino de Toledo. Como projeto estava abandonado, e precisando de alguém para ajudar, ela resolveu se dedicar ao meninos, passou a implantar o projeto gradualmente. Então, desde este ano, Toledo sempre esteve presente em todos os JOJUP´s, em todos os Jap´s e em todos os Jep´s! Desde então Toledo disputa todas as competições paranaenses, em todas as categorias masculinas e talvez este seja o seu maior orgulho.

Venceu vários Jogos escolares, jogos da juventude, e jogos abertos. Foi a 1ª mulher a comandar equipes masculinas nos jogos abertos A e Juventude A. Foi a 1ª mulher a comandar o Paraná no masculino de seleções, por duas oportunidades como técnica e duas como auxiliar técnica. Mas meu maior orgulho foi ter fundado a ABATOL.

 

A ABATOL, Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo surgiu quando a Marli e a professora Lourdes Kappes , sentindo a falta de apoio do poder público, resolveram funda-la. Em dezembro de 1999, portanto fazendo este ano 20 anos de ABATOL.

 

Durante estes 20 anos serviu de exemplo para muitos municípios implantarem como modelo, inclusive em outros estados. Várias modalidades copiam nosso modelo, que hoje tem uma das melhores estruturas para a prática do basquetebol no estado do Paraná.

 

Ela foi sempre muito exigente em tudo que fez, com o por exemplo, ter atletas educados, estudando, com boas notas e sem maus hábitos! E isto sempre norteou por onde passou. Ela se orgulha de ter podido ajudar muito a modalidade quando foi secretária de esportes e lazer (2013 – 2016) e de agora como vereadora podendo continuar lutando pelo projeto. Parabéns pelos serviços prestados ao basquete!