HISTÓRIA DO BASQUETE DO PARANÁ – FPRB E MEMORIAL DO BASQUETE DE PONTA GROSSA RESGATAM HISTÓRIA DE ANTONIO ALCEU JACOPETTI

 

Realmente é muito difícil prestar uma homenagem com apenas quatro ou cinco slides, ao professor Jacopetti. Ele possui uma das mais ricas e vitoriosas histórias no basquete paranaense. São mais de 60 anos a serviço do nosso esporte no estado e no Brasil, formando atletas, mas acima de tudo cidadãos. Aliás, como ele gosta de dizer: “Antes da medalha no peito, a formação do cidadão!”.

 

 

Natural de Itararé, SP. Formado pela Escola de Educação Física e Desportos da UFPR em 1971, onde também concluiu os cursos de Técnico Desportivo em Basquetebol e Futebol. Pós-graduado em 1991 em Educação Física Escolar e, em 1993, em Educação Física Adaptada para Deficiência Física e Mental, ambos os cursos promovidos pela Universidade Gama Filho.

 

 

Como atleta: Integrante da Seleção Paranaense Universitária de Basquetebol nos Jogos Universitários Brasileiros, em 1969, em Brasília, DF; Integrante da Seleção de Basquetebol de Irati por várias décadas nos Jogos Abertos do Paraná.

 

 

Como técnico: Várias vezes campeão e vice-campeão nas fases regionais dos Jogos Abertos do Paraná; Na Federação Paranaense de Basquetebol, campeão estadual mirim masculino em 1976, 1978, 1984 e 1988; e campeão estadual pré-mirim em 1984; Campeão paranaense de Basquetebol feminino nos Jogos da Juventude do Paraná em 1991, com vitórias na fase final diante dos gigantes de Apucarana, Maringá, Londrina e Curitiba; Técnico da Seleção Paranaense de Basquetebol nos Jogos Estudantis Brasileiros em 1987, em Campo Grande, MS, obtendo o vice-campeonato nacional.

 

 

Em 2014 foi escolhido e homenageado como Técnico Honorário do Estado do Paraná pela Federação Paranaense de Basquetebol, em solenidade que contou, inclusive, com o presidente da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) Horácio Muratore, e da atleta Hortência Marcari.
_

 

 

Jacopetti é história do basquete. É #BasqueteParana! 💚
_
#basqueteparana #issoebasqueteparana #memorialpg #basquete #basquetebrasil #federacaoparanaensedebasketball #FPRB #parana