CAMPEONATO ESTADUAL ADULTO MASCULINO

 


Considerada uma das competições mais importantes do calendário paranaense, o Campeonato Estadual Adulto Masculino – Série Ouro tem a participação de 6 fortes equipes que disputam diversas competições estaduais e com forte representação em competições nacionais.

Disputam o título em 2019 as equipes da ADRM/Maringá, NBPG/Ponta Grossa, Londrina/Unicesumar/Fel, Campo Mourão Basquete, São José dos Pinhais/Guaxo e Pato Basquete.

“Estreante” na competição, a equipe do São José na verdade não é tão estreante assim. Mas sua última participação aconteceu no ano de 2005, quando a equipe se chamava São José dos Pinhais/Keltek e foi bicampeã estadual em 2004 e 2005, com a bola do último título sendo convertida do meio da quadra nos segundos finais contra a equipe de Maringá. Depois de 2005, a equipe ainda disputou algumas Taças Paraná. A volta da equipe adulta se deu agora em 2019, comandada pelo técnico Adilson Novak, com estrutura oxigenada e apoio de entes públicos do município. A equipe do Guaxo disputou no primeiro semestre o Campeonato Brasileiro da CBB, obtendo a 7ª colocação.

A equipe do Campo Mourão Basquete, é uma das equipes mais experientes do campeonato. A equipe do Campo já disputou várias edições da Liga Ouro e do Novo Basquete Brasil (NBB), e foi campeã paranaense nos anos 2009, 2010, 2012, 2013 e 2014. Na última edição da Liga Ouro, promovida pela Liga Nacional de Basquete (LNB), a equipe foi batida nas semifinais da competição, jogando bravamente contra a equipe do São Paulo F.C. 2019 será o ano de reestruturação. Visando valorizar os jovens formados no projeto longevo da cidade, os comandados do técnico Emerson Souza, serão basicamente atletas da categoria U21 e da base U19 e U17.

Outra equipe também muito experiente e que já jogou várias edições da Liga Ouro de Basquete, a segunda divisão do NBB, é comandada pelo técnico Bruno Lopes. Estamos falando do Londrina/Unicesumar/Fel, que tal como o Campo Mourão, também chegou as semifinais da Liga Ouro em 2019, caindo diante do campeão da competição, o Unifacisa da Paraíba. Bruno conseguiu manter a base da equipe que jogou a competição nacional (Stefano, Natal, Servelin, Ricardo e Irving) e trouxe mais dois atletas experientes: Luizinho, já conhecido do projeto que estava no Unifacisa e Erike que estava no Pato Basquete. As demais vagas serão utilizadas para dar espaço para atletas da base U17 e U18.

A equipe do NBPG/Ponta Grossa, último campeão paranaense, vem de um ano completamente positivo. A equipe sagrou-se campeã brasileira a pouco mais de um mês, disputando o Campeonato Nacional organizado pela Confederação Brasileira de Basquetebol, a CBB, que trouxe muito amadurecimento para a equipe. Este título, segundo o técnico Milos Haslberger representa o ápice do projeto desde sua criação. Além do caneco, houve recorde de público no Ginásio Borel e vários jogos com capacidade máxima esgotada. O lema do projeto é voltar-se não somente na formação do atleta, mas inseri-lo na vida adulta através do convênio com uma universidade na cidade de Ponta Grossa. Dessa forma, muitos atletas são incentivados a serem acadêmicos, levando paralelamente as duas atividades, a de atleta e a de estudante.

A equipe do Pato Basquete, uma das 3 equipes que disputou a edição do Campeonato Paranaense em 2018, e que em 2019 disputou a Liga Ouro, está com uma superestrutura. O grande objetivo da equipe paranaense, a única representante do sul do país na próxima edição do NBB, é fazer bonito e ser uma equipe muito competitiva, com possibilidades inclusive de classificação na grande competição nacional. Além disso, entra como uma das favoritas ao título paranaense. As contratações mostram o seu potencial: Dedé Barbosa, técnico que já dirigiu as equipes de Limeira, Rio Claro e Vasco da Gama; Daniel Lazier, assistente técnico que dirigiu a equipe do Joinville no último NBB, Gege Chaia, jogador com várias convocações para a Seleção Brasileira e com muitos NBBs de bagagem além de alguns estrangeiros que estrearam em território nacional nesta temporada.

Por fim, a equipe do ADRM/Maringá é uma das equipes mais tradicionais da competição e que participa a muitos anos do Campeonato Paranaense Adulto. A ADRM, dirigida pelo técnico Jamison da Costa, já tem na bagagem de 2019 o título do Campeonato Estadual Adulto Masculino -Série Prata, a segunda divisão do paranaense e o título do Campeonato Sul Brasileiro U18 Masculino. Além disso, participa com seus jovens atletas na Liga de Desenvolvimento de Basquete, a maior competição nacional para atletas até 21 anos. Para o técnico, esta competição será fundamental porque sua equipe que é composta por atletas jovens e a bagagem adquirida fará Maringá crescer.