BCA / INSTITUTO JOSÉ GONZAGA VIEIRA DE LONDRINA AGORA TAMBÉM É BASQUETE PARANÁ

 

A Federação Paranaense de Basketball ganhou mais um filiado. O Instituto José Gonzaga Vieira/Basquetebol e Cidadania em Ação,  de Londrina, acaba de oficializar sua filiação à FPRB e agora também é #BasqueteParaná!

Fundado em Julho de 2004, o Instituto José Gonzaga Vieira vem, desde o ano 2016, atuando intensamente no incentivo às práticas esportivas voltadas à comunidade de seu entorno. À medida que o orçamento e parcerias técnicas permitem, não mede esforços para o desenvolvimento social e bem estar comum.

Isso se materializa por meio do desenvolvimento de Projetos Esportivos, Sociais e Culturais abertos à comunidade como um todo. No decorrer desses anos, as práticas de Xadrez, Natação, Paranatação, Caiaque Polo, Jiu-Jitsu, Paratletismo, assim como diversos projetos de extensão em outras áreas do conhecimento são ofertados  gratuitamente à comunidade de Londrina e Região.

Ciente de seu papel na formação cidadã, em 2020, visando promover o acesso democrático às práticas esportivas para crianças e adolescentes, uniu-se ao Projeto “BASQUETEBOL E CIDADANIA EM AÇÃO”.

O Basquetebol e Cidadania em Ação (BCA) é um projeto social que usa o esporte como fio condutor do  desenvolvimento humano. Nesta perspectiva, busca, além de propiciar o acesso à prática do basquetebol, promover atividades que motivem a permanência dos alunos e alunas-atletas na escola e os/as ajude a desenvolver as habilidades necessárias para se tornarem cidadãos e cidadãs críticos e agentes. Com sede no Colégio Cléia Godoy Fabrini da Silva, atende aos alunos (as) desta escola pública e às crianças e adolescentes das adjacências.

Desde 2010, ano de sua criação, o BCA participa, principalmente, dos campeonatos escolares, campeonatos locais, tendo tido algumas aparições em campeonatos estaduais representando outras equipes. Em 2020, graças à parceria com o Instituto Gonzaga Vieira, deu um passo importante em direção à construção de uma estrutura adequada para atender melhor as crianças e adolescentes que encontram no esporte o espaço para seu crescimento pessoal, moral e social.

Atualmente o BCA conta com o apoio da Fundação de Esportes de Londrina, Prefeitura do Município de Londrina, Instituto Gonzaga Vieira, Hemize Projetos, Academia Edge, Maximus Assistencial, Farmácia Arboretum e Colégio Cléia Godoy.

 

Para conhecer mais sobre o BCA, acesse as redes sociais do Projeto!

BCA no Facebook

BCA no Instagram